
De forma triangular, a Sicília tinha na antiguidade o nome de Trinacria. "Trinacria" que significa literalmente "3 pontos" (representados por 3 pernas) e é um dos símbolos presentes na bandeira actual da Sicília. Um outro símbolo da bandeira de fundo amarelo e vermelho da Sicília é a cabeça de Medusa.
A Sicília é a principal ilha do Mar mediterrâneo. Tem como províncias: Palermo (capital), Catania, Messina, Agrigento, Trapani, Siracusa, Caltanissetta, Ragusa e Enna.
Única região italiana banhada por três mares, beneficiada por ervas aromáticas, de peixes prateados, de grãos maravilhosos,pães crocantes, ótimas verduras, bons queijos.
Famosa pelos Cannolis, Cassatas, doces com marzipãn...
A massa é o emblema da cozinha siciliana: com berinjela e tomate, lasagna recheada com ricota, massas com peixes.
A massa com sardinha é a mais famosa especialidade da ilha. Não podemos deixar de mencionar que o Marsala é o seu vinho mais característico e conhecido.
A região da Sicília bem como as ilhas circundantes têm bastante actividade vulcânica. Os vulcões principais são o Etna (o vulcão activo mais alto da Europa, pode-se chegar bem próximo), Stromboli e Vulcano.
A Sicília sofreu com guerras e invasões, sendo conquistada por outros povos além dos gregos, romanos, bizantinos, árabes, propiciando assim sem querer várias influências, culturais, arquitetônicas.... o que a faz também muito especial!
A Sicilia continuou sendo uma região conturbada por agitações e invasões por vários séculos até que, em 1861, foi ocupada por tropas do italiano Giuseppe Garibaldi que reconheceu Vittorio Emanuele II como rei monarca, e a Sicília unificou-se ao novo reino da Itália.
Já foi também muito conhecida como a terra da Máfia...
Nenhum comentário:
Postar um comentário